A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) assinou um termo de cooperação técnica com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, para investir R$ 15,7 milhões em pós-graduação no Estado.
O objetivo é apoiar projetos de formação de recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica sustentáveis, focando em Bioeconomia, Biotecnologia e Biodiversidade. Esses projetos serão conduzidos por Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu e suas respectivas pró-reitorias de pós-graduação e pesquisa na região Centro-Oeste.
Serão oferecidas 32 bolsas de doutorado no país, 24 bolsas de pós-doutorado, 4 bolsas de professor visitante sênior, 4 bolsas de professor visitante sênior no exterior, 4 bolsas de professor visitante júnior no exterior, 16 bolsas de professor visitante no Brasil pela CAPES, além de recursos para infraestrutura e custeio de 12 programas de pós-graduação sediados em Mato Grosso.
O presidente da Fapemat, Marcos de Sá, destacou a importância dessa iniciativa, afirmando que "permitirá a formação de redes de pesquisa e pós-graduação em áreas estratégicas para Mato Grosso, bem como a internacionalização das nossas pesquisas".