96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 semanas atrás - 02/10/2021

Sinopenses podem participar hoje do primeiro Dia 'D' da campanha de vacinação antirrábica

Começa daqui a poucio, as 08h a imunização contra a raiva. Esse será o primeiro Dia “D” da campanha antirrábica, em Sinop. Ao todo, serão dois dias específicos para a ação. A outra data já está marcada para o dia 9 também de outubro.


Para essa primeira etapa, a campanha terá continuidade em 12 escolas de Sinop, das 08h às 17h, sem intervalo para almoço. Já no dia 9, serão 8 pontos educacionais participando como apoio.


De acordo com o Centro de Endemias, as unidades estarão identificadas por faixas informando que são pontos de vacinação antirrábica. Outra recomendação é que seja evitado que crianças levem os animais. 


Serão vacinados animais a partir dos 4 meses de idade e que estejam saudáveis. Vale destacar, que os donos de cães e gatos precisam levar o cartão de vacinas dos pets. Os animais que estejam em tratamento médico, debilitados ou as fêmeas que estejam prenhas não poderão receber a vacina.


Nos dois dias de ação, acadêmicos do curso de medicina veterinária da UFMT estarão reforçando os trabalhos. Vale destacar ainda, que a raiva é uma doença infecciosa aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem e é transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados.


Para este ano, foram disponibilizadas 23,5 mil doses de imunizantes pelo Ministério da Saúde para aplicação no município. O município começou de maneira itinerante na área rural e em bairros periféricos e até o momento mais de 30% da estimativa foi alcançada.

FONTE: Lívia Kriukas / Redação Meridional Notícias