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1 mês atrás - 15/09/2021

Procon tem demanda de consumidores sinopenses atendida pelo INSS

FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aprovou recentemente o bloqueio para empréstimos consignados. A demanda apresentada ao instituto, partiu do Procon Sinop, que ao perceber a alta demanda de reclamações por parte dos consumidores, teve a iniciativa de encaminhar um documento solicitando a solução para o problema.


De acordo com o órgão de defesa do consumidor, em Sinop, uma das principais reclamações que o Procon recebe da população, são relacionados aos empréstimos consignados, onde diariamente essas pessoas são assediadas pelas instituições financeiras para a realização de empréstimos atrelados aos serviços previdenciários.


Até o momento, somente neste ano, entre as 757 reclamações relacionadas à assuntos financeiros, mais da metade, ou seja, 395 são referentes a empréstimos consignados. 


Segundo o diretor do Procon Sinop, Vilson Barozzi, o que facilita para que isso ocorra é que as financiadores aplicam a fraude por meio de contato telefônico, se aproveitando muitas vezes do pouco conhecimento principalmente de consumidores idosos.


A possibilidade das empresas de crédito irem diretamente lá no benefício da pessoa e fazer muitas vezes esse empréstimo sem o pleno conhecimento do beneficiário. O senhor quer dinheiro, quero! Aí a empresa vai deposita o dinheiro automaticamente na conta da pessoa, depois coloca pagamento em 60 parcelas e muitas vezes a pessoa pensa que esse dinheiro foi o governo que deu o benefício, gasta e  depois não tem como restituir e fica amarrado, preso por muito tempo a essa dívida”, contou.


Vilson ainda reforça o que muda de agora em diante com essa aprovação


Antigamente tinha que ser feito um requerimento, era bem mais burocrático, tinha toda uma parte mais complexa para chegar a essa solução. Hoje o beneficiário entra no sistema e ele vai lá nesse ícone e é só clicar, é semelhante aquele sistema não perturbe”, explicou.


Então quem tem o benefício ativo pode consultar se ele está bloqueado para empréstimo. A informação fica visível no painel inicial do aplicativo “Meu INSS” e pode ser alterado conforme a vontade do usuário.


A reclamação por parte dos consumidores, só não ganhava das inúmeras denúncias relacionadas a abastecimento e manutenção de água e energia elétrica.


Já o serviço de prova de vida também foi alterado. Ao clicar no botão “Prova de Vida”, o beneficiário que fez o procedimento pelo menos uma vez, se informa sobre a data da última realização e a data da validade.

FONTE: Lívia Kriukas / Redação Meridional Notícias