96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 semana atrás - 07/01/2022

SINOP: Sedec aumenta em 150% número de atendimentos em 2021

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop iniciou as atividades, nesse novo ano de 2022, a todo vapor. A expectativa é que o município conquiste números superiores aos registrados no ano anterior, com relação a abertura de empresas, movimentação do comércio, investimentos na indústria, ampliação do número de voos e passageiros no aeroporto, além de incrementos nos serviços de assistência técnica e projetos de fomento realizados pela pasta.


No ano de 2021, de janeiro a novembro, a pasta realizou 5.248 atendimentos. Já em 2020 foram realizados 2.097 atendimentos, o que representa um aumento de 150% no comparativo dos atendimentos prestados nessa gestão. Um dos departamentos da pasta, o Centro de Atendimento Empresarial (CAE), por exemplo, presta serviços de informações e orientações sobre o registro e legalização de empresas, além de contribuir com os empresários sobre linhas de crédito e fomento, nos segmentos de prestação de serviços, comércio e indústria. Somente em 2021 foram realizados 1.219 atendimentos no CAE.


De acordo com dados do Governo Federal, em um compilado realizado pela secretaria de Janeiro a Novembro de 2021, foram abertas em Sinop, 5.157 novas empresas. De janeiro a dezembro de 2020 foram abertas 4.291. Um aumento de 20,18%.


Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, a expectativa em 2022, é de aumento no número de empresas abertas, principalmente devido ao novo projeto, chamado de “CAE itinerante”, onde a secretaria levará os atendimentos aos empresários nos bairros. “Convidaremos os empreendedores que já trabalham na informalidade para abrir as suas empresas de micro empreendedor individual, onde será feita a abertura dessas empresas gratuitamente. Esse processo já é feito na secretaria, mas agora vamos levar para os bairros. Dando orientações na abertura das empresas e na captação de crédito, por meio do Desenvolve MT”, pontou.


Para ele, o número de atendimento do CAE tem um impacto importante no crescimento de empresas abertas no município. “A nossa ideia é levar essa ação, em praticamente em todas as regiões do município, ir visitando os bairros, e também algumas comunidades, que através da agricultura familiar podem ter as suas empresas abertas para vender os seus produtos, para mercados, cooperativas”.


O secretário ressalta que desde o início da gestão, do prefeito Roberto Dorner, estão sendo realizados estudos para a reformulação na lei de incentivo fiscal e a implantação da lei de inovação tecnológica no município. “A lei de incentivo fiscal precisa ser alterada, ela é um dos principais fatores para poder atrair empresários para investir, em Sinop”. Para o secretário “Assim o empresário independente do porte, ele vai poder tentar buscar um benefício para se instalar em nosso município”, destacou.


Um outro atendimento realizado pela SEDEC, é a assistência técnica veterinária, que oferece durante o ano aos pequenos produtores rurais do município de Sinop, atendimentos clínicos em animais de produção. O secretário explica que são investidos na estrutura do setor para a melhoria dos atendimentos técnicos. “Na parte dos leites, da cadeira leiteira, tudo isso gera emprego, tudo isso gera desenvolvimento, então quando a gente fala que potencializa a agricultura familiar, lá nas comunidades, isso vai gerar demanda aqui na cidade”.


Klayton destaca a procura de empresas para se instalarem em Sinop, desde a pequena a multinacionais. “O empreendedorismo em Sinop é alto, há essa procura o tempo inteiro, então parte disso é devido também a expectativa pelo traçado da ferrovia, que vai levar produtos da agricultura para Miritituba-PA. Nós vamos ter, com certeza, um aumento grande não só de prestação de serviços, mas de grandes comércios e indústrias abrindo em Sinop, como o shopping por exemplo, que inaugurou. Tudo isso faz parte de Sinop ser realmente essa região metropolitana”, pontuou.


 

FONTE: Assessoria