96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 meses atrás - 24/12/2021

Caixa Econômica Federal confirma que governo de MT já quitou dívidas do VLT para começar obras do BRT

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Caixa Econômica Federal confirmou que o governo de Mato Grosso quitou toda a dívida do financiamento para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Em novembro, o governador Mauro Mendes (DEM) havia antecipado que o governo estava em negociação com a caixa para pagar a dívida. A previsão era que os empréstimos contraídos para a execução de projetos visando a Copa de 2014 em Cuiabá deveriam ser quitados até 2040. Alguns empréstimos foram parcelados pelo período de 30 anos.


O valor de R$ 560 milhões foi financiado em 2012 no governo de Silval Barbosa para a construção do VLT, que não foi concluído até hoje e está parado desde 2014. Nas obras do VLT, já foram gastos mais de R$ 1 bilhão.


O governo pretende fazer a troca do modal para o BRT (Buss Rapid Transit) - um ônibus de trânsito rápido -, mas a dívida com a Caixa impedia que uma nova licitação fosse realizada. O governo abriu no 13 deste mês o processo licitatório para a contratação das obras do BRT. A abertura das propostas está marcada para o dia 27de janeiro. A dívida era um entrave para a liberação da mudança de modal para o Ônibus de Trânsito Rápido (BRT).


Com a quitação, o governo deixa de depender do governo federal para concluir a obra. No início do ano, o governo pediu uma autorização da migração do modal para o Ônibus de Trânsito Rápido (BRT). De acordo com o governador, a decisão ainda não foi aceita.

FONTE: G1