Uma criança danificou uma pintura do artista Mark Rothko avaliada em cerca de US$ 56 milhões (aproximadamente R$ 318 milhões) durante uma visita ao museu Boijmans Van Beuningen, em Roterdã, na Holanda. O incidente ocorreu enquanto a obra estava em exposição na semana passada.
A pintura abstrata de 1960, que mede 2,28 metros de altura por 2,48 metros de largura, era a peça central do Museu Boijmans Van Beuningen. A obra, porém, estava exposta em um anexo ao lado do museu principal, que está fechado para reformas. O quadro fazia parte de uma exposição que exibia uma seleção das “favoritas do público”.
Segundo comunicado do museu, a obra Cinza, Laranja sobre Marrom, Nº 8, de 1960, sofreu “danos superficiais” depois que a criança tocou na tela. A ausência de verniz protetor facilitou o surgimento de arranhões na parte inferior da pintura.
Especialistas em conservação foram acionados, tanto na Holanda quanto no exterior, para avaliar os danos e definir as etapas de restauração. Ainda não há informações sobre o custo do reparo nem sobre quem será responsável pelo pagamento.
A instituição informou que está estudando os próximos passos para o tratamento da pintura e que espera poder exibi-la novamente no futuro.
O museu não divulgou a identidade da criança envolvida no incidente nem comentou se adotará mudanças nas medidas de segurança após o ocorrido.