96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 22/11/2021

Mosquito da dengue precisa ser combatido durante todo o ano, diz especialista

FOTO: Genilton Jose Vieira/SADE  Vital
FOTO: Genilton Jose Vieira/SADE Vital


De acordo com o último boletim divulgado pela secretaria de estado de saúde de mato grosso, o estado é o terceiro com maior incidência, apontando mais de 15 mil quadros de dengue. A região centro oeste, foi a terceira com mais notificações, cerca de 80 mil. no total, até o mês de setembro de 2021 o brasil registrou mais 465.897 casos. o ministério da saúde confirmou a morte de 183 pessoas no mesmo período.


em sinop, os números também são alarmantes. dados divulgados pela secretaria de saúde registraram, de janeiro a outubro de 2021, mais de 5 mil notificações de dengue. dentre as notificações 1.171 casos foram confirmados.


A dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. esse vírus é transmitido por picadas de insetos. no brasil o principal transmissor é o mosquito aedes aegypti. Apesar da prevenção ser a chave para inibir a doença, todos os anos milhares de casos são notificados.


E foram esses os sintomas que a publicitária Nathália Gardini sentiu nas duas vezes em que pegou dengue.


Não conseguia nem levantar da cama. Sabe, o corpo doía muito, principalmente nas articulações, tudo doía, era difícil levantar e caminhar. No final do dia, sempre tinha uma febre que aparecia, não conseguia me alimentar direito”, contou.


O mosquito aedes aegypti precisa de água parada para se proliferar e o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver. 


Por isso, o combate ao mosquito deve ser realizado durante todo o ano, como explica a médica infectologista, Rebecca Saad.


Fundamental combater o mosquito da dengue e remover toda a doença. Não existe dengue, sem o mosquito. Então, se eu combato o mosquito eu passo a não ter casos dessa doença viral na minha redondeza, vizinhança, município. Esse olhar para combater o mosquito não pode acontecer só perto do verão. Tem que acontecer o ano inteiro, pra você tirar os mosquitos daquela região”, explicou.


Lembrando que todos nós podemos combater a dengue, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

FONTE: Lvia Kriukas / Com Assessoria