96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 meses atrás - 23/11/2023

Em Sinop, Caminhada Passos que Salvam será realizada no dia 02 de dezembro

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A sétima edição em Sinop, da Caminhada Passos Que Salvam será realizada no dia 02 de dezembro, um sábado. O ponto de saída do evento será na Orla da Unemat, na Avenida Dom Henrique Froehlich, às 14 horas, com concentração de estudantes, voluntários, apoiadores e do público em geral.


Promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil é o principal objetivo da campanha, a maior mobilização promovida pelo Hospital de Amor, em centenas de cidades de todo o país. Em Sinop, o evento é organizado pela Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso (AVIP).


No Brasil, o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doenças em crianças e adolescentes. A estimativa é de que aproximadamente 8 mil novos casos sejam registrados anualmente no país.


Cerca de 70% das crianças com câncer podem ser curadas quando o diagnóstico é precoce.
Entre os cinco principais tipos de câncer que ocorrem com maior frequência em crianças está a leucemia, tumores cerebrais e do sistema nervoso central, neuroblastoma, Tumor de Wilms e os linfomas.


A médica oncopediatra e vice-presidente da AVIP, Anna Letícia Yanai, ressalta que na fase inicial, neste público, a detecção da doença é mais difícil, por isso, a importância de ficar atentos aos sinais.


“Em geral, quando o câncer é diagnosticado em uma fase muito avançada, consequentemente o tratamento é mais complexo. A dificuldade da descoberta da doença em crianças é pelo fato de que os sintomas se assemelham muito a outras patologias que costumam acometer esse público, por isso, a prevenção e a conscientização por meio da informação correta se fazem tão necessárias para um diagnóstico rápido e seguro”, acrescenta a médica.


Este ano, a Caminhada Passos Que Salvam tem o apoio do Grupo Escoteiros Canindé 28 MT, que auxiliará na organização e segurança do evento.


“Apoiar eventos como este vem ao encontro daquilo que já fazemos e ensinamos aos nossos pequenos aprendizes lobinhos, que é o de colaborar com ações que beneficiem a população por meio de informação de qualidade, neste caso, precisamente, conscientizando as pessoas sobre esta doença que acomete muitas crianças e adolescentes, além de demonstrar e colocar em prática o propósito de servir ao próximo”, destaca o presidente do Canindé, Rudney Cleber Agostinho.


O Grupo mobilizará todo o seu efetivo para a Caminhada, envolvendo a presença dos seus 40 lobinhos, 25 escoteiros, 10 Sêniors, 20 chefes, além de convidarem os pais e responsáveis para também participarem da ação.


A programação inclui ainda cerimônia de abertura e encerramento, teatro com acadêmicos da UFMT da área da Saúde, que integram a Farmácia Solidária, sobre sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.


Serão convidados ainda alunos do ensino fundamental de escolas municipais e particulares da cidade, além do público em geral. As pessoas que participarem da Caminhada concorrerão ao sorteio de bicicletas.

FONTE: Assessoria