96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 29/07/2022

SINOP: Marinha abre curso para formação de marinheiro fluvial auxiliar de convés em parceria com a Prefeitura

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) abriu inscrições para o curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas – nível 1 (CFAQ-MAFC-MAFM). O curso é uma parceria e será ministrado pela Marinha do Brasil. Está previsto para iniciar dia 22 de agosto, com duração até 02 de setembro.


As aulas terão duração de 02 semanas e serão ministradas no período noturno (das 19h às 22h). As inscrições, que encerram dia 15 de agosto, terão um custo de R$ 8 (GRU). Os interessados em se capacitar deverão procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na avenida das Embaúbas, 3257, setor comercial (ao lado do posto Shell, no segundo piso), das 7h às 13h.


As pessoas que realizarem o curso serão qualificadas para exercerem atividades profissionais como aquaviário do 2º grupo – fluviários, ou seja, serão habilitados para exercer a função de Comandante (CMT) de embarcações até 10 AB [exceto aquelas que transportam passageiros] na navegação interior.


As vagas serão limitadas para, até, 20 pessoas e os interessados em realizar o curso e se tornar patrão de embarcação com AB até 10, precisam preencher os seguintes requisitos: Ser brasileiro (a), ter 18 anos completos até o dia da inscrição e ter certificado de escolaridade. Além de apresentar cópia do comprovante de residência [com CEP e emitido, no máximo, há 90 dias] ou, caso não tenha comprovante em seu nome, preencher declaração fornecida no local.


Para a inscrição, o interessado deverá apresentar, ainda, atestado médico ocupacional que comprove seu bom estado de saúde física e mental, inclusive boas condições auditivas e visuais, assinado e carimbado pelo médico e emitido há menos de 1 ano [modelo fornecido pela Agência Fluvial de Sinop], 01 foto 3x4 recente, atestado de saúde dando apto para o teste de natação e flutuação, título de eleitor e certificado de reservista.


A taxa de inscrição a ser paga pode ser emitida através do endereço eletrônico www.dpc.mar.mil.br na aba inscrição em curso EPM Organização Militar – Capitania Fluvial de Mato Grosso.


A Marinha do Brasil vem sendo parceira da Prefeitura na questão de qualificação profissional e regularização de situação documental e, em conjunto com a Sedec, que é quem agrega a pasta de Turismo, ministrou curso e formou, em dezembro de 2021, 15 aquaviários, os tornando aptos a pilotar embarcações em todo o território nacional. Em março desse ano, fez um mutirão para a regularização de embarcações com a emissão, renovação e transferência de documentos, bem como emissão de guias e demais serviços prestados pela Marinha do Brasil. Foram atendidas cerca de 270 pessoas.

FONTE: Assessoria