96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 02/05/2022

Sinop: aumenta em 312% casos de dengue no município

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

A secretaria de Saúde de Sinop registrou mais de 1,5 mil casos de dengue de janeiro até esse mês, no município. De acordo com o relatório epidemiológico, o aumento foi de 312% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 363 casos apenas.


Segundo o coordenador do Centro de Combate às Endemias, Alef Souza, o crescimento demonstra relaxamento da população no combate ao mosquito transmissor. Já que a população vem há mais de dois anos dando atenção a outras doenças.


Vale lembrar que a equipe de agentes não parou, mesmo durante a pandemia, onde até devido o isolamento social que mais pessoas precisaram ficar em casa, a fiscalização foi reforçada com dez novos agentes. Além da realização de mutirões pontuais em bairros, que se concentram maior número de focos da dengue.


Ainda conforme o Centro de Combate às Endemias, atualmente mais de 60% dos focos estão dentro das residências e mais de 60% são lixos domésticos.
Por isso, é necessário que a população esteja atenta e tomando os devidos cuidados. Tendo em mente que você é o principal “agente de saúde” na sua casa.


Vamos destacar aqui alguns cuidados:


– Tampar lixeiras
– Tampar tonéis e caixas d’água
– Manter as calhas sempre limpas
– Limpar ralos e colocar telas
– Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;
– Preencher os pratos de vasos de plantas com areia;
– Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.
- E claro, cuidar para não deixar água parada em todo e qualquer recipiente que acumule água.

FONTE: Só Notícias com Redação