96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 semana atrás - 11/10/2021

Procon Sinop orienta sobre compras de produtos para o Dia das Crianças

FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução


Amanhã (12), já é dia das crianças, e muitos pais e mães ainda não compraram o presente da garotada, não é mesmo... Porém, mesmo deixando para a última hora, em meio a correria, é preciso ficar atento as especificações do produto, como qualidade, durabilidade entre outras situações evitando problemas futuros.


Como de costume, em datas comemorativas, da mesma forma que aumenta a procura por presentes, como consequência, o que também cresce são as reclamações no Procon. Por isso, o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do diretor, Vilson Barozzi, faz um alerta com algumas orientações sobre os cuidados necessários na hora de ir as compras.


"Dentro desse mundo do consumo, as crianças tem os mesmos direitos e garantias, sempre sobre as responsabilidades de seus pais. Os brinquedos que os pais vão adquirir, tem que ser muito bem analisados. Verificar se tem o selo do Inmetro, priorizar o comércio local, caso aja dúvidas sobre o produto, não adquira, vá a outro fornecedor. Pesquise, sempre faça isso, para o bem das suas crianças", alertou. 


Além disso, é preciso fica atendo a outras questões como por exemplo, as promoções. O Procon reforça para o consumidor guardar o panfleto ou o print da oferta, para garantir que as informações veiculadas sejam cumpridas pelo fornecedor.


Também é preciso estar atento ao selo do Inmetro. Ao comprar um brinquedo, verifique se tem a certificação, ela é obrigatória para todo brinquedo comercializado no Brasil. O Procon, ainda reforça sobre olhar a faixa etária recomendada para usar o brinquedo, olhar etiqueta com relação a tamanhos e números de roupas, acessórios e calçados.


Vale destacar que o prazo para reclamações é de 30 dias para produtos não duráveis, como alimentos por exemplo, e 90 dias para os duráveis que tem uma vida útil mais prolongada.

FONTE: Lívia Kriukas / Com Assessoria