O evento está marcado para às 10h da manhã deste sábado (27) e evidencia o trabalho de 70 alunos do Colégio Regina Pacis. A garotada envolvida no projeto tem de 6 a 17 anos. O grupo é responsável pela criação dos robôs: Trator Autônomo, Pulverizador e a Patrola Carteira. A ideia faz parte de pesquisas realizadas pela professora de física e doutora em Robótica Educacional do Colégio Regina Pacis, Ana Paula Giacomassi Luciano.
“A nossa Liga de Robôs, foi desenvolvida para que os alunos possam apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas áreas de tecnologia, fomentem a criatividade e a relação que existe em uma equipe”, explicou a doutora.
A professora lembrou ainda, que a escolha do Shopping tem o objetivo de fomentar a produção de tecnologias. “Podemos ser precursores de novas tecnologias e apresentar essas possibilidades para o mercado, ao mesmo tempo em que cumprimos com as funções educacionais”, pontuou.
O coordenador de marketing do empreendimento, Marcos Venício, destaca que a inovação tecnológica também faz parte do Shopping Sinop. “Tecnologias sustentáveis estão mais do que presentes no nosso dia a dia, prova disso é o nosso sistema de iluminação, ventilação e a reutilização água pluviais. Isso tudo, um dia passou por experimentos e a gente se sente útil motivando a garotada a criar, desenvolver avanços que melhoram a vida em sociedade”, ponderou o coordenador.
A COMPETIÇÃO
Os alunos participantes precisam controlar tudo, desde a lógica da programação até a construção eletrônica.
“Eles aprendem a soldar, montar componentes eletrônicos e até mesmo a parte criativa da confecção desse robô. As habilidades todas estão voltadas ao movimento STEM que contempla a ciência, tecnologia, matemática e as artes”, explicou a doutora.
A professora aponta ainda, que toda a estrutura, tanto a confeccionada de forma manual, quanto a impressa em 3D são de materiais recicláveis ou sustentáveis.
CIÊNCIA ROBÓTICA NO MEIO EDUCACIONAL
A robótica tem a possibilidade de trabalhar na transversalidade de cada componente curricular. Além de tecnologia, história, matemática, cumplicidade outros fatores também são trabalhados.
“É importante a gente entender o desenvolvimento social e histórico de cada sociedade e de cada país para compreender os avanços tecnológicos que acontecem. A guerras fria e a primeira e segunda guerra mundiais, por exemplo, proporcionaram grandes avanços nas áreas da tecnologia. Então a construção de um robô vai além, dialoga com todos os componentes curriculares”, pontuou a professora.