96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 semanas atrás - 28/08/2021

Dia do Psicólogo: terapia é importante para enfrentar ‘efeito dominó’ causado por notícias ruins

O luto está mais presente no dia a dia da sociedade, desde a chegada da covid-19. Lidar com este processo não possui receita pronta, alguns acreditam na prática da resiliência, na fé e até mesmo tentam dar foco à vida profissional. Por outro lado, especialistas ressaltam a importância do acompanhamento psicológico, principalmente em situações atípicas como a pandemia, e da necessidade de duvidar de dicas prontas, ou sem embasamentos teóricos.  


Hoje, a experiência do luto chega na vida das pessoas como um ‘efeito dominó’ de notícias ruins. A coordenadora do curso de psicologia da Universidade de Cuiabá (Unic) de Sinop, Micheli Favaretto, diz que o processo acontece devido à ‘avalanche’ de acontecimentos e notícias ruins que recebemos constantemente, tornando a vivencia o enfrentamento ainda mais doloroso e pesado.


A professora ressalta que a psicoterapia auxilia para que as pessoas consigam enfrentar a situação e passar por ela de uma maneira mais fortalecida. Por algum tempo podemos até nos envolver em outros afazeres como uma “fuga” da situação vivenciada, porém essa forma de enfrentamento tende a ser passageira.


A psicóloga fala que, antes de tudo, é preciso entender o que é o luto, uma vez que ele pode ser vivido em vários âmbitos da vida, em diversas situações.  “É a reação que existe perante qualquer perda, seja de um ente querido, ou, considerando o momento atual, a perda de emprego, da vida social etc.”, diz.


A especialista acredita que as formas de lidar dependem de valores culturais, econômicos e sociais. Dependendo da situação que a pessoas se encontra emocionalmente a até em relação à capacidade de resiliência. “Nas redes sociais é cada vez mais comum vermos pessoas ensinando “fórmulas” de como lidar com a situação. É preciso respeitar a liberdade de expressão de todas as pessoas, entendemos os compartilhamentos das experiências, porém entendendo que, o que funciona para um, pode não funcionar para outros”, finaliza.


Atendimento psicológico gratuito


A comunidade mato-grossense pode ter acesso a consultas psicológicas de forma gratuita nas clínicas-escola de Psicologia da Unic. Os atendimentos são feitos nas modalidades presencial e online. Em Sinop, as consultas devem ser agendadas pelo WhatsApp (66) 3211-2029.

FONTE: Assessoria