96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 semanas atrás - 10/07/2021

Equipe de assistência agrícola e veterinária da prefeitura registra 300 atendimentos no semestre

Assessoria
Assessoria

No primeiro semestre do ano, o setor de agricultura familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop, registrou 300 atendimentos a pequenos produtores rurais da cidade. Os serviços oferecidos são diversos, como o suporte médico veterinário, de engenharia agrônoma e técnico agrícola.


De acordo com o secretário da pasta, Klayton Gonçalves, a assistência técnica é o fomento agropecuário que os pequenos produtores precisam. “Ela é fornecida totalmente gratuita e atende toda a cidade. São serviços importantes para o setor agrícola familiar e ajuda na economia”, afirmou o secretário.


O pequeno produtor rural, Santino Feitosa, que possui uma propriedade na Estância Rosana, afirma que o suporte da equipe de assistência do município ajuda muito a conduzir e conhecer melhor a produção. “A visita da equipe é sempre ótima. Eu estava precisando de ajuda com as minhas plantas para entender o que estava acontecendo com elas”, explica Santino ao destacar que “o caju brota, mas seca as folhas, já a goiaba dá muito bicho e não quer desenvolver”.


A orientação para o Santino veio logo em seguida. “O pessoal me disse que eu tenho que fazer uma poda boa, fazer uma boa limpeza e adubar bem. Ela [engenheira agrônoma] me falou que as plantas estão muito juntas e precisam de mais espaço”, explicou. O produtor produz alimento somente para o consumo da família.


O pequeno produtor também recebeu o suporte veterinário para os animais da propriedade com a vacinação e consulta. “A veterinária ajudou muito, eu estava com a minha égua doente e ela atendeu a gente, passou o remédio e a égua sarou. Ela veio mais vezes aqui para ver os animais e vacinar o gado”, afirmou.


 


O suporte da assistência agrícola e veterinária da SEDEC é oferecido para pequenos produtores rurais da cidade com o objetivo de auxiliar o pequeno produtor com as demandas da propriedade. A orientação quanto a amostragem de solo, recomendação de adubação, controle de pragas e doenças, manejo geral das culturas, atendimento clínico de demandas como: mochar bezerros, castração de bovinos machos, diagnóstico de gestação por palpação retal, vacinação do rebanho, orientação para nutrição animal, entre outros são oferecidos gratuitamente.

FONTE: Assessoria