96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 mês atrás - 24/09/2021

Ministro da Educação visitará Sinop na semana que vem

Foto: Isac Nóbrega/PR Educação
Foto: Isac Nóbrega/PR Educação

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, atendeu o apelo do senador Wellington Fagundes (PL-MT) e incluirá o município de Sinop na visita que fará a Mato Grosso, no dia 29 de setembro. Anteriormente, a agenda do ministro no Estado compreendia inaugurações, nomeações, homenagens e lançamentos de obras em Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá.


A minha insistência para que o ministro Milton estendesse sua agenda e visitasse o ‘Nortão’ mato-grossense se dá pela necessidade de discutirmos a implantação da Universidade do Norte de Mato Grosso (UFNMT), que será desmembrada da UFMT e já tem apoio do presidente Bolsonaro para acontecer”, adiantou Fagundes.


Segundo o parlamentar, essa é uma demanda regional e que permitirá melhorias significativas na oferta de vagas de ensino superior.


Está confirmada para o dia 29, às 20h, uma grande reunião na Câmara Municipal de Sinop, que terá como pauta justamente a criação da UFNMT, e contará com a presença do ministro Milton, do senador Wellington, o prefeito Roberto Dorner, o presidente da Câmara de Vereadores, Elbio Volkweis, o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Ponte.


Relator do Orçamento da Educação para o ano que vem, Wellington reiterou que seu relatório destinará recursos para aumentar o acesso ao ensino técnico-profissionalizante, por meio da ampliação dos Institutos Federais, além de garantir a recomposição do orçamento para ampliação das universidades públicas.


Conforme já divulgado pela assessoria do Senador, está prevista, em Rondonópolis, a inauguração de uma usina fotovoltaica na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), além da reabertura, pós-reforma, do Restaurante Universitário e a posse de novos servidores, também da Federal do município. Cabe ressaltar que a posse desses funcionários foi solicitação de Wellington ao ministro Ribeiro, já que representa o último passo rumo à autonomia completa e ao pleno funcionamento da instituição.


Em seguida, a comitiva segue para Várzea Grande, onde assinará a ordem de serviço para retomada das obras do campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).


Em Cuiabá, está prevista a visita às obras de reforma do anfiteatro do IFMT da capital e, em seguida, serão inauguradas salas de aula, laboratórios de informática e de química, com posterior homenagem aos servidores empossados como membros da Academia Mato-Grossense de Letras, História e Geografia.

FONTE: Assessoria