96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 18/05/2022

Estudo inédito planeja trânsito de Sinop para os próximos 15 anos

Foto: José Roberto/ Assessoria
Foto: José Roberto/ Assessoria

Um estudo inédito realizado pela equipe de engenharia da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano, projeta, planeja e organiza o trânsito de Sinop para os próximos 15 anos. O chamado Plano de Segurança no Trânsito foi apresentado, formalmente, à Câmara de Vereadores na Sessão Ordinária de ontem (16) e tem como objetivo, aumentar a segurança aos condutores enquanto usarem ruas e avenidas da cidade.


“É a primeira vez que a Prefeitura de Sinop realiza esse estudo e cria um plano que balizará as ações da Secretaria de Trânsito para os próximos 10 ou 15 anos. Várias adequações estruturais serão realizadas já esse ano, priorizando os locais mais críticos, onde há maior fluxo de veículos e, consequentemente, maior índice de acidentes. Serão instalados semáforos, botoeiras, construídos redutores de velocidade e mini rotatórias”, explicou o secretário major Joubert Sacramento.


Aos vereadores Sacramento revelou que, neste primeiro momento, para resolver o problema de conflito em alguns importantes cruzamentos, como é o caso da Avenida André Maggi com Avenida das Figueiras, serão instalados 10 semáforos em diferentes pontos. Para locais de grande circulação de pedestres, como é o caso de unidades escolares e a UPA 24 horas, serão instalados 10 botoeiras, que são uma espécie de semáforo para pedestres.


“Esses aparelhos são inteligentes. A gente fará a programação desses instrumentos para que no horário de maior circulação de pessoas o tempo disponibilizado seja maior e quando o fluxo for baixo, como por exemplo, para travessia de uma pessoa, o tempo disponibilizado será menor, até mesmo para que o trânsito flua e os condutores não fiquem tempo parado desnecessariamente”, complementou.


Mini rotatórias também estão inclusas no plano e serão usadas para amenizar o conflito em cruzamentos denominados de “cruzamentos secos”, quando não há dispositivos de trânsito, como é o caso da Rua das Primaveras com Rua dos Cajueiros, no Jardim das Primaveras. “Nosso estudo mostrou que há a necessidade de intervenção de engenharia em alguns pontos da cidade, para que o número de acidentes sejam reduzidos”, disse.


Respondendo a questionamentos de vereadores, Sacramento expôs que para o cruzamento da Avenida Dom Henrique Froehlich com Avenida André Maggi (cruzamento do cemitério) há o planejamento de construção de um viaduto. O projeto já está em desenvolvimento pelo Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (ProdeUrbs) e deve começar a ser implantado já no ano que vem. O prazo é em decorrência de questões orçamentárias.


Para resolver o problema de estacionamento na principal e mais importante via da cidade, a Avenida Governador Júlio Campos, será feita a revitalização da via com a implantação do estacionamento rotativo já aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores.

FONTE: Assessoria