96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 semanas atrás - 28/08/2021

Dia Nacional do Voluntariado: como realizar de forma simples, consciente e transformadora

Contribuir para a construção de um mundo melhor é a premissa do voluntariado, que se tornou ainda mais valorizado neste momento de crise econômica e sanitária, consequência da pandemia de covid-19. No Brasil, existem cerca de sete milhões de voluntários, de acordo com o IBGE. Comemorado nacionalmente em 28 de agosto, o Dia do Voluntariado vem para registrar a importância da solidariedade e da ação voluntária na sociedade. 


Mas, como realizar de forma simples, consciente e transformadora? O primeiro passo é refletir sobre qual tema e com qual público gostaria de atuar. “Depois, é recomendado mapear instituições que trabalhem com o tema escolhido, que podem ser organizações da sociedade civil, escolas públicas, ou outros espaços, assim é possível identificar as oportunidades de atividades voluntárias”, explica a consultora do Conexão Trabalho, especializada em voluntariado empresarial, Roberta Rossi.


Ao procurar uma atividade voluntária, é importante que a pessoa interessada reflita sobre quais seus valores, sua disponibilidade de tempo, quais são suas habilidades e quais atividades gostaria de realizar. As ações podem ser individuais ou coletivas, presenciais ou on-line. “São várias as possibilidades para uma ação voluntária, mas, em todas elas, o ingrediente fundamental é a escuta. Qualquer ação social se potencializa com a troca e saber ouvir genuinamente o que o outro está dizendo, sem julgamentos, respeitando valores, culturas e realidades diferentes da sua, é fundamental”, ressalta Roberta.


Voluntário há mais de 20 anos, o analista de suporte Joferson Marrão Ferreira percebeu ainda criança a importância do voluntariado. “Quando era criança, recebi a doação de materiais escolares por parte dos bombeiros e isso ficou no meu coração. O voluntariado é uma oportunidade de transformar o lugar que a gente vive”, conta. 


 


As atividades de voluntariado podem ocorrer em diversas  áreas, como  educação, cultura, esportes, saúde ou meio ambiente. A engenheira de Tecnologia da Informação Catarina Tomiko Yamaguchi se identifica mais com educação. Voluntária desde 2005, vai liderar uma ação em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado.  Ontem (27), com o objetivo de incentivar o amor à natureza, junto com outros voluntários do Itaú, foram feitos o plantio de orquídeas no Centro de Educação Infantil Nazir Miguel, em São Paulo. A ação vai beneficiar cerca de 80 crianças matriculadas. 


São muitas possibilidades existentes para se engajar, mas é preciso lembrar que uma vez que você se responsabiliza por uma atividade, terão pessoas contando com você. Ter compromisso é essencial”, considera Roberta, que é uma das instrutoras do curso “Voluntariado e sociedade: conhecer para transformar”, disponível gratuitamente no ambiente de formação Polo. 


10 ideias práticas de voluntariado


1 - Ler para crianças, idosos e pessoas com deficiência visual;
2 - Contar histórias (ao vivo ou em vídeos);
3 - Criar bibliotecas e organizar campanhas de arrecadação de livros;
4 - Ministrar aulas ou palestras (exemplos: português, matemática, línguas, informática, gestão, finanças etc.);
5 - Realizar oficinas variadas (ex.: música, artesanato, costura, recreação etc.);
6 - Organizar workshops com temas aderentes ao perfil de cada público (ex.: educação financeira, consumo consciente, planejamento familiar etc.);
7 - Realizar atividades esportivas em escolas e eventos locais, inserindo assim práticas esportivas na rotina de crianças, jovens e adultos;
8 - Organizar gincanas, corridas e competições variadas;
9 - Organizar campanhas para reciclagem de materiais específicos como garrafas pet, lacres, latinhas, lixo eletrônico, óleo de cozinha, entre outros;
10 - Realizar mutirões de limpeza e arborização de ruas, praças, praias, rios e lagos.

FONTE: Assessoria Itaú Social/Tamer Comunicação