96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 04/08/2021

Polícia Federal cumpre mandado de prisão na Câmara de Vereadores de Sinop durante operação Terra Envenenada

FOTO: Assessoria
FOTO: Assessoria

Na manhã de hoje (4), a Polícia Federal deu sequência a segunda fase da operação Terra Envenenada, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Paraná.


Conforme a polícia, a operação deflagrada foi realizada tanto aqui em Sinop, como também nas cidades de Sorriso e Feliz Natal. Além de São Paulo (SP), Campo Grande (MS), e Terra Roxa (PR).


O objetivo da operação é combater o transporte e comercialização de agrotóxicos ilegalmente importados por uma rede criminosa originada no Paraguai e China, chegando até aqui no Norte de Mato Grosso.


De acordo a assessoria, foram realizados 15 mandados de buscas e apreensões e 10 de prisões, todos expedidos pela Justiça Federal. Também já foram apreendidos documentos e materiais que possam ajudar a aprofundar nas investigações. Como também agrotóxicos, armamento irregular e um montante em dinheiro não informado.


Dentre eles, um dos mandados cumpridos pela Polícia Federal, foi realizado na Câmara de Vereadores, dentro do gabinete do vereador, Toninho Bernardes (PL). Por lá, apenas foi apreendido um computador. Em seguida, a guarnição foi até a casa de Toninho, onde ele foi preso. Ainda hoje o parlamentar prestará depoimento, pelo possível envolvimento com a rede criminosa. 


Essa operação, iniciou ainda em 2018, com a primeira fase da Terra Envenenada, onde na época vários mandados de busca e apreensão foram cumpridos também em Goiás e Paraná. De acordo com a polícia, a organização criminosa comprava os produtos no Paraguai e transportava eles, adulterando os produtos com agroquímicos permitidos ou inseticidas de baixo custo, e posteriormente revendendo a valores bem maiores que os do mercado.


OUTRO LADO


Em nota, a defesa do vereador Toninho Bernardes, afirma que "No que tange ao mandado de busca e apreensão cumprido na residência e no gabinete, esclarecemos que não houve apreensão de arma ou de qualquer outro objeto ilícito. O vereador Antônio Aparecido Bernardos Filho recebe com tranquilidade qualquer ato investigatório, nega veementemente qualquer participação ou envolvimento nos supostos ilícitos apurados, e de forma serene espera a correta e eficiente apuração dos fatos, reitera seu respeito e confiança no Poder Judiciário".

FONTE: Lívia Kriukas / Com Assessoria