96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 semanas atrás - 07/07/2021

Secretário de Saúde de Sinop explica por que lista de ranking de vacinação seria “furada”

Assessoria
Assessoria


Sinop permanece na 103ª (centagésima terceira) posição, do ranking estadual de vacinação da Covid-19. Na lista da Secretaria de Estado de Mato Grosso, fornecida para o sistema do LocalizaSUS, consta os dados muitas vezes divergentes se comparados as doses recebidas, com as aplicadas e as porcentagens de aplicações.


Diante disso questionamos o responsável pela pasta da saúde em Sinop, Valério Gobbato, que explicou o porquê disse recentemente sobre a lista ser uma “furada”.


A gente percebe que no ranking que os últimos municípios que estão aqui classificados, pelos números que estão aqui expostos, eles vacinaram entorno de 45, 47% e no entanto aparece com 55, e tem outros municípios mais no meio da tabela que estão com a primeira dose 93% aplicado, a segunda dose no caso a de 60 e quando junta os dois ranking ele aparece com 94%, ou seja, não tem, isso é matemático, se você tem uma média, um número de 93 e outro com 64, a sua média seria no máximo 80% e não 94%. Então esse ranking que o estado tem divulgado, nós observamos sim as doses aplicadas, mas não o percentual e não a classificação dos municípios, porque a classificação desde o primeiro lá em cima, a gente percebe que tem municípios que vacinaram mais de 200% o que é impossível. Então a maneira que está sendo confeccionado é muito errado, nós não estamos nem acompanhando isso".


De acordo com o LocalizaSUS, Sinop vacinou 71,5% da população, sendo 66.607 doses recebidas e apenas 47.602 aplicadas até o momento.


Já entre os municípios que mais aplicam vacinas em todo o Mato Grosso, os primeiros do ranking são; Juína com 100%, Campos de Júlio 97%, Araputanda 95% e empatados com 94% das aplicações estão Nova Monte Verde, Vila Rica, Jaciara e Santa Rita do Trivelato.


O secretário Valério Gobbato, ainda menciona os empecilhos que vêm enfrentando para colocar em dia a vacinação no município.


Sinop é uma cidade média pra grande e a gente tem usado as mídias sociais, a imprensa pra fazer a divulgação. Infelizmente sempre existe algumas falhas, algumas faltas de comunicação. Essa semana nós estamos enfrentando algumas dificuldades especificamente com a segunda dose, onde foi divulgado, que a campanha de sábado passado era para todos que estavam com a segunda dose vencida até o dia 10, nós temos entorno de mil pessoas, dessas mil, só 150 foram”, contou.


Com relação a colocação de Sinop no ranking, procuramos a secretaria de estado de saúde, que preferiu não comentar o posicionamento do secretário municipal, Valério Gobbato, apenas esclareceu em nota que os dados do ranking são oficiais e que constam na plataforma digital do LocalizaSUS do Ministério da Saúde.

FONTE: Lívia Kriukas / Redação Meridional Notícias